domingo, 1 de novembro de 2015

"Outros" ou "Lixo de Informação" - # MasterClassKM

Na passada quinta-feira, estive numa Masterclass de Gestão de Conhecimento, dinamizada pela Knowman e leccionada pelo Paul Corney, onde abordámos temas como: gestão de risco em gestão de conhecimento, transferência de conhecimento, valor do conhecimento e ferramentas de "captura" de conhecimento.

No meio da discussão, surge a pegunta:
 - "Qual a pasta com mais e-mails guardados numa inbox?" 

A maioria das pessoas arquiva os seus e-mails por assunto, em pastas que cria no cliente de e-mail (Thunderbird e Gmail no meu caso).

Qual a pasta que tem mais e-mails?
 A resposta: - Outros.

 A pasta "outros", "vários", ou outro nome que lhe quiserem dar é a pasta da preguiça, como lhe gosto de carinhosamente chamar, a pasta "buraco negro".

Existe em vários sistemas de informação, e quase todos meses tenho um pedido para criá-la no sistema de informação que estou a gerir. A minha resposta é sempre "não".  Não, porquê? Porque ter essa pasta, significa que estou a abrir um local para onde grande parte da informação será sugada e nunca mais será encontrada via browsing, e portanto, a menos que tenha um sistema de pesquisa super eficaz, nunca mais será encontrada... Se não será encontrada, para quê guardar?


Nota: este post e todos os que se seguem com a #MasterClassKM surgem de pensamentos antes, durante e depois da MasterClass em que participei "Reducing Risk and Enhancing Value by Capturing and Exploiting Critical Knowledge" , com Paul Corney.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentar:

Focus on the "I," not the "T."
Jack Noonan, 2000

"Information and Management are two sides of a single coin"

Peter Keen, 1991