sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Alfresco - Open Source para Enterprise Content Management

Alfresco é uma solução open source para Entrerprise Content Management.

Esta solução permite gerir não só a fase de armazenamento e recuperação, como também a fase de criação de documentos, tornando-se por este motivo uma solução bastante interessante.

Para suportar a fase de criação, permite o controlo de versões de documentos como também a definição de diferentes estados, a definição de workflows para o ciclo de vida do documento e ainda forúns de discussão, onde os diversos utilizadores podem discutir e apresentar sugestões ao problema em que se encontram a trabalhar.


Esta ferramenta é bastante indicada para PME´s ou pequenas instituições que queiram resolver problemas base a nível de gestão documental. No entanto, as evoluções do produto, deixam advinhar que o Alfresco será cada vez mais uma alternativa chave para soluções de software proprietário.

Para mais informação sobre esta solução: http://www.alfresco.com

Caso pretenda aceder a manuais de utilizador em português gratuitos, envie um e-mail: Sofia Neto

terça-feira, 2 de outubro de 2007

A qualidade de Informação - Porquê?

A informação é identificada cada vez mais como um recurso económico essencial para a tomada de decisão e para a execução dos diversos processos de negócio.

Dada a importância que tem assumido nas organização e na própria Sociedade, é natural e aceitável que se levantem preocupações relativamente à sua qualidade. De facto, uma informação incorrecta ou desactualizada poderá levar a uma decisão errada produzindo um impacto negativo na organização.

Um decisor que se baseie em informação desactualizada ou incorrecta incorrerá certamente em medidas desajustadas à realidade e portanto, ineficazes.

Por outro lado, sendo a informação assumida como um recurso surge a necessidade de serem aplicados métodos de controlo de qualidade similares aos aplicados a outros recursos da empresa, tais como aos produtos disponibilizados. Esta assumpção torna-se mais critica quando a informação é o produto da empresa, como no caso de organizações que fornecem estudos de mercado.

Reflexões sobre e leitura:
OLVEIRA, João Nuno ; AMARAL, Luís Alfredo - "O papel da qualidade da informação nos sistemas de informação"


Focus on the "I," not the "T."
Jack Noonan, 2000

"Information and Management are two sides of a single coin"

Peter Keen, 1991