domingo, 17 de fevereiro de 2008

Seminário BAD "Open Source e Profissional de Informação"

Realizou-se no dia 12 de Fevereiro no Auditório III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa o I Seminário da Secção de Tecnologias de Informação da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas (BAD).

O Seminário, subordinado ao tema do "Open Source e o Profissional de Informação", teve como objectivo introduzir o desafio das tecnologias Open Source para os diversos profissionais de informação.

Contou diversas apresentações ( ver programa ) , entre elas o caso de estudo "Alfresco @ MULTICERT" como forma de exemplificar a utilização de uma ferramenta Open Source para potenciar a Gestão de Informação nas empresas e para demonstrar o potencial do Profissional de Informação fase ao desafio do Open Source.

Em baixo, segue-se a apresentação:

Tecnolgia VS Informação

As revoluções tecnológicas, ocorridas nas organizações desde a massificação das Tecnologias de Informação, nem sempre alcançaram os resultados esperados.

Diversos projectos vêem-se reduzidos ao fracasso, uma vez que os gestores e diversos colaboradores consideram os sistemas complicados de implementar e compreender.

Segundo Davenport , o "fascínio pela tecnologia nos fez esquecer o objectivo principal da informação: informar." De facto, de nada servirão estruturas tecnológicas sofisticadas, programas completos e poderosos, se o utilizador não estiver interessado na informação que esses computadores processam e tornam mais fácil de aceder.

Esta questão remete-nos imediatamente para a urgência do estudo de Comportamento Informacional dos utilizadores e compreensão das necessidades de informação. Mas também, para a luta entre "Tecnologia e Informação" pelo pódio da importância.

Nesta batalha, Davenport revela que só quando a Informação (criação dos utilizadores) sair vencedora teremos Sistemas de Informação verdadeiramente eficientes. "Informação e conhecimento são, essencialmente, criações humanas, e nunca seremos capazes de administrá-los se não levarmos em consideração que as pessoas desempenham neste cenário, um papel fundamental."

"Ecologia da Informação" de Thomas H. Davenport


"Ecologia de Informação" de Thomas H. Davenport é uma referência para a todos os profissionais de Informação.

Os casos de estudo apresentados pelo autor contribuem para a consciencialização da necessidade Gestão de Informação nas organizações. As metodologias e modelos apresentados caracterizam-se por serem elementos fundamentais ao Gestor de Informação, que este não deve de forma alguma ignorar.

Referência Bibliográfica da tradução portuguesa (Brasil):
DAVENPORT, Thomas H. - "Ecologia da Informação: por que só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação", São Paulo: Futura, 1998.

IV Workshop do Cartão de Cidadão

No dia 29 de Janeiro realizou-se o IV Workshop do Cartão de Cidadão. Este workshop, organizado pela AMA - Agência para Modernização Administrativa , "destina-se a todas as entidades públicas e privadas que pretendam adquirir conhecimentos sobre a autenticação electrónica por via deste novo documento".

O IV workshop do Cartão de Cidadão contou com a apresentação "Alfresco e Cartão de Cidadão" com o objectivo de demonstrar uma ferramenta Open Source de Gestão Documental plenamente integrada com o Cartão de Cidadão. Alfresco permite assinar documentos utilizando como meio o Cartão de Cidadão, contribuindo assim para a desmaterialização completa dos processos de negócio de qualquer organização.
Focus on the "I," not the "T."
Jack Noonan, 2000

"Information and Management are two sides of a single coin"

Peter Keen, 1991