segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Implementação de um Sistema de Classificação de Segurança de Informação

Recentemente, publiquei um artigo sobre um tema que me desperta imensa curiosidade - Classificação de Segurança para documentos ( e não só) , aqui fica o resumo:


O presente artigo aborda uma metodologia e estratégia para implementação de um sistema de classificação de segurança para informação.

A definição de níveis de segurança não se pode esgotar na atribuição de labels, mas deve permitir projectar o valor da informação e os mecanismos de segurança que essa informação exige.


No processo de classificação, o mapeamento da informação e a determinação do seu valor são factores chave, pois é através da correcta percepção da informação a classificar e do seu respectivo valor que se poderão racionalizar os investimentos em mecanismos de segurança.


É o information owner que, com apoio de especialistas nas áreas de Gestão de Informação, Segurança e Tecnologias de Informação, deve ser capaz de atribuir o nível de classificação mais adequado. Ao atribuir o nível de segurança é necessário ter em conta os riscos que advêm de um compromisso da integridade, confidencialidade e disponibilidade dessa informação.

Os Gestores de Informação deverão ter um papel activo na implementação de sistemas de classificação e criar instrumentos como o Guia de Classificação.


Para continuar a ler, consulte:

Páginas A & B, Gabinete de Estudos a&B [2010.Série 2. 5]


Focus on the "I," not the "T."
Jack Noonan, 2000

"Information and Management are two sides of a single coin"

Peter Keen, 1991