sexta-feira, 25 de maio de 2012

"A Sabedoria das Multidões" - James Surowiecki

E se a multidão fosse mais inteligente que um perito?

O livro "A Sabedoria das Multidões" de James Surowiecki vem demostrar que a inteligência colectiva tende a ser mais certeira que a inteligência de um perito. O livro despertou-me o interesse devido à minha dedicação às áreas do Enterprise 2.0, onde se dá oportunidade a qualquer colaborador de criar, processar, aceder e partilhar informação.

De facto, as empresas têm vindo a aprender que os seus colaboradores devem participar activamente na construção do dia-a-dia e que a informação deve estar disponível para a tomada de decisão.

O autor defende que a multidão tende a ter melhor capacidade de decisão do que pessoas individuais pelas seguintes razões:
  • a diversidade de opiniões leva ao questionamento de dogmas e tende a levar à procura de questões que à partida estariam resolvidas pelos peritos (mesmo que mal resolvidas).
  • a informação não depende de uma pessoa, diferentes pontos de vista são abordados
  • há uma partilha voluntária de informação, concedendo acesso a repositórios que em outros casos seriam ignorados.
O caso de uma grande empresa de retalho suscistou-me interesse e é uma aplicação de como a sabedoria das multidões pode servir uma empresa. A empresa encontra-se organizada de baixo para cima, não são os estilistas que tomam as decisões, mas antes quem está nas lojas. As opiniões, comentários e decisões são recolhidas em todas as lojas e são coordenadas, isto permite uma empresa flexível e que "advinha" o que o consumidor pretende. Acima de tudo uma empresa atenta e que escuta os consumidores através de quem está ao lado deles... e não com estudos de mercado ocasionais. Escuta-os todos os dias e sabe o que fazer com essa informação.




3 comentários:

  1. Ola, eu vou ingressar no ensino superior este ano e, estou com duvidas em tirar o curso de gestao de informação. será que me poderias adiantar mais ou menos o salario medio e a empregabilidade? no teu parecer... . obrigada!

    ResponderExcluir
  2. A decisão por um curso superior deve sobretudo residir na determinação/paixão em desenvolver determinada actividade profissional. Felizmente, o mercado de trabalho varia, o que hoje pode ser um curso com muita empregabilidade amanhã pode não ser. Veja os exemplos de enfermagem e engenharia civil. Há 10 anos atrás eram cursos muito "seguros", já hoje... Por isso o meu conselho é que escolha aquilo que gosta de fazer... pois a paixão pelo que fazemos leva-nos a voos bem altos.Contudo, percebo a sua preocupação, eu própria a tive.

    Será que me pode facultar um contacto, para esclarecer mais objectivamente as suas dúvidas?

    Deixo-o uma referência que pode consultar onde algumas das suas dúvidas poderão ser respondidas:
    http://knowman.pt/wp/wp-content/uploads/docs/D2012A-GCemPortugal2011.pdfhttp://knowman.pt/wp/wp-content/uploads/docs/D2012A-GCemPortugal2011.pdf

    Cumprimentos,
    Sofia Neto Canário

    ResponderExcluir
  3. eu gostaria muito de entrar, mas nao quero estar a restringir-me ao que gosto de fazer. Existem cursos que pedem uma maior media e fico indecisa devido a empregabilidade se estou a tomar a melhor decisão.
    Muito obrigada pela sua disposição.
    deixo-lhe o meu mail: jessicamartins_13@sapo.pt
    Jessica Martins

    ResponderExcluir

Comentar:

Focus on the "I," not the "T."
Jack Noonan, 2000

"Information and Management are two sides of a single coin"

Peter Keen, 1991